Palavra da Equipe Pedagógica

Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que abrangem do 1º ao 5º ano, dão continuidade ao trabalho iniciado na Educação Infantil.  Com atividades contextualizadas e interdisciplinares, busca-se o desenvolvimento formativo e a construção de uma aprendizagem significativa, criando condições favoráveis para que os alunos possam produzir conhecimentos e pensar com lucidez, leveza, criatividade e liberdade.

Nessa etapa escolar, trabalha-se para o desenvolvimento de competências e habilidades nas diferentes áreas do conhecimento, criando alicerces para que os alunos dominem a linguagem oral e escrita, desenvolvam o raciocínio lógico, compreendam e interajam com o mundo e a realidade em que vivem.

O educador atua como mediador e orientador desse processo, oferecendo experiências compatíveis ao ritmo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial dos alunos e considerando-os como agentes e sujeitos de sua própria formação. Trabalha-se para que os alunos aprendam vivenciando, participando, tomando atitudes diante dos fatos e selecionando procedimentos para atingir os fins determinados.

E para que essa proposta se materialize, o Colégio Padre Eustáquio oferece para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

Oficina de escrita – Quinzenalmente os alunos realizam atividades de produção de texto com foco na estrutura dos diversos gêneros e no aprimoramento das competências linguísticas e textuais.

Regência compartilhada/intervenção pedagógica – Semanalmente a professora regente recebe o apoio de outra professora para juntas trabalharem atividades de intervenção pedagógica, resgatando habilidades e/ou conteúdos que ainda não estão bem consolidados.

Grupos rodiziados – Os alunos do 1º ano realizam semanalmente atividades diferenciadas em sala, em forma de rodízio, com ênfase na aquisição das habilidades de leitura e escrita.

Ciranda literária – Durante o ano letivo os alunos adquirem títulos literários diferenciados que são rodiziados na turma numa proposta de ampliar o universo literário e estimular o gosto pela leitura.

Hora do conto – Os alunos são incentivados a escolherem suas histórias e apresentarem à turma de forma lúdica, criativa e descontraída.

Momento de leitura – Periodicamente os alunos realizam visitas à biblioteca para conhecerem o acervo, escolherem os títulos de sua preferência, participarem de contação de histórias, apresentações teatrais e realizarem encontros com autores de obras literárias.

Oficina de desafios matemáticos – Atividade realizada com objetivo de ampliar o pensamento, o raciocínio lógico, a interpretação, buscar informações, estabelecer possibilidades, levantar e testar hipóteses.

Atividades disponibilizadas no site da escola que auxiliam os alunos no estudo diário, ampliando e consolidando os objetivos de aprendizagem.

Visitas técnico orientadas – Com o objetivo de enriquecer e ampliar os assuntos estudados, os alunos realizam pesquisas de campo em museus, parques, cidades históricas, galerias de arte, dentre outros espaços.

Aulas de Língua Inglesa.

Apresentações artísticas com a participação dos alunos.

Projeto ECOS (Ética – Conhecimento – Sexualidade) – Trabalho interdisciplinar desenvolvido no 5º ano que tem como objetivo compreender as mudanças físicas, hormonais e emocionais inerentes à adolescência e refletir sobre a importância dos cuidados e do respeito com o próprio corpo para o exercício pleno e saudável da sexualidade.

EQUIPE PEDAGÓGICA