Prêmio Fráter Cristino Gemem

DSC 0326O Colégio Padre Eustáquio participou, no último sábado, 19 de agosto, da terceira edição do Prêmio Fráter Cristino Gemem, das escolas católicas. O evento contou a participação de mais sete escolas do mesmo segmento, que juntas premiaram projetos desenvolvidos nas Instituições, com o envolvimento dos alunos, professores e Equipe Pedagógica.

A ideia do Projeto é valorizar as inúmeras práticas e iniciativas ousadas, criativas, eficazes e bem-sucedidas desenvolvidas pelo corpo docente. Além de partilhar entre os profissionais a experiência e práticas pedagógicas em forma de projetos.

O Colégio Padre Eustáquio ganhou o 1º lugar na categoria do Ensino Fundamental II, com a Revista Identidad, projeto interdisciplinar envolvendo todas as matérias da série, com os professores, Andréa Fonseca, Conrado Sanches, Fernando Simões, Filipe Veziane, Juarez Torres, Luciene Carvalho, Maria Emília, Raquel Maria, Thaís Andrade e Vânia Sueli.

Na categoria Educação Infantil, a professora Letícia Guerra, do maternal III, ganhou o terceiro lugar com o Projeto Pequenos Bichinhos. E na categoria do Ensino Fundamental I o Projeto O Cuidar da Casa Comum, desenvolvido pelas professoras do 2º ano, Berenice Beatriz, Érica Mota, Fabrina Tavares, Fernanda Rausch e Flávia Reis ganhou o 2º lugar. O 3º lugar também foi do Colégio Padre Eustáquio, com o Projeto "Vontade de ser, vontade de ter uma Bolsa Amarela, com as professoras do 3º ano, Ana Paula Barros, Débora Cristina e Priscila da Cruz.

A abertura do evento foi marcada por uma linda celebração, presidida pelo Frei Joaquim Nepomuceno Filho, que acolheu os educadores nessa manhã. Em seguida eles participaram da palestra ministrada pela professora Cecília Resende Alves que falou sobre a Base Nacional Comum Curricular – possibilidades e desafios na construção de educação integral e integrada.

Para a terceira edição foram inscritos, em 2017, 32 projetos que foram realizados no ano de 2016. Cada Colégio elegeu um representante para a comissão julgadora que leram minuciosamente os processos de como foram o desenvolvimento de cada um deles.

Ao final, Amália Mendes, Diretora do Colégio Padre Eustáquio, agradeceu a participação de todos e falou sobre a importância desse prêmio para as escolas. “O intuito não é ganhar, é inovar as práticas e atividades desenvolvidas pelos professores. Ver vocês se empenhando em nossas escolas e fazendo o melhor para que os nossos alunos se interessem pelas atividades é muito gratificante para nós diretores. Esse prêmio é apenas um estímulo para que as escolas se integrem e interajam no seu dia a dia. Parabéns a todos os participantes. ”

O Prêmio existe desde 2014 e possui esse nome em homenagem ao Fráter Cristino Gemem, um grande educador, um dos pioneiros do Colégio Padre Eustáquio.

Clique e confira!