Festa tradicional agita os alunos da EJA

DSC 3372Neste sábado 26/11 os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizaram o Sarau, mais conhecido como a “Festa do Boi”, evento que relembra as manifestações do folclore brasileiro e a importância da cultura popular.

Os estudantes interpretaram danças na cultura dos bois das cinco regiões do Brasil: o boi de Janeiro (Minas Gerais); boi de Mamão (Santa Catarina); Bumba-meu-boi (Maranhão); Garantido e Caprichoso (Pará) e boi à Serra (Mato Grosso). Houve, também, de barracas com comidas típicas e a decoração à caráter.

Durante o segundo semestre, professores e alunos resgataram o verdadeiro sentido dos ritos, mitos e lendas que estão por trás das nossas raízes culturais, por meio de pesquisas, encontros, escutas e trocas.

Para a professora da Eja, Helen Barbosa, essa festa é referenciada e todos ficam super envolvidos nos trabalhos. “Essa festa é tradicional e ocorre no Brasil de Norte a Sul, consiste numa espécie de auto em que se misturam teatro, dança, música e circo. Foi com grande alegria e entusiasmo que os alunos da EJA festejaram essa tradição popular“, disse a professora.

A noite ainda teve uma grande surpresa, a presença do cantor e compositor Rubinho do Vale, que tem uma linda história. As temáticas das músicas do artista nascido no Vale do Jequitinhonha estão sempre ligadas à cultura popular brasileira e ao folclore. Ele ficou encantado com a organização do evento.

Outros convidados também alegraram a noite o professor, cantor e contador de histórias Dimir (natural de Jequitinhonha) e Nen Viana Ladston, cantor, natural de Jordânia.

Confira as imagens!