Novembro Azul: é hora de entender e se prevenir.

DSC 6530

Um em cada seis homens, acima dos 45 anos, possui grandes possibilidades de ter câncer de próstata. Esse é um dado alarmante revelado pela Associação Brasileira de Urologia, que mostra ainda os principais fatores de risco e dentre eles, podemos ressaltar a obesidade, idade e histórico familiar.

Os números assustam, mas, o que mais preocupa é que mesmo diante de um quadro tão grave, muitos homens ainda têm preconceito em fazer o exame do toque - principal forma de se diagnosticar a doença ainda em sua forma primária, possibilitando tratamentos mais eficazes.

O câncer é a enfermidade mais antiga do mundo, tendo seu primeiro caso registrado em 450 antes de Cristo. Podemos defini-lo como uma alteração dos nossos genes, ou seja, as células contaminadas crescem de forma incontrolável, tomando conta de todos os outros órgãos do corpo, fazendo com que a doença se espalhe quando em estágio já avançado.

O mais importante é lembrar que, caso a doença seja descoberta no início, há uma grande chance de cura. E esse processo pode acontecer por meio de cirurgia ou outras formas de tratamento.

No último dia 13, nossa Escola recebeu para uma palestra o Médico Proctologista Rafael Augusto que, na ocasião, esclareceu dúvidas e norteou os convidados acerca do Câncer de Próstata. Em seu debate, Rafael pontuou as principais causas da doença e também as formas de diagnóstico, relevando a importância do exame de toque a partir dos 40 anos.

Confira a galeria de fotos.