SINU 2017

DSC 5902Durante os dias 27, 28 e 29 de junho, os alunos da 3ª série do Ensino Médio participarão da Simulação Interna das Nações Unidas – SINU CPE. O projeto, desenvolvido pelo professor de Geografia, Cássio Lima, tem como objetivo agregar conhecimentos sobre políticas interna e externa, cultura de outros países e propor aos alunos a discussão sobre temas atuais.

Hoje, dia 27 de junho, aconteceu a abertura da VI Edição da SINU-CPE, conduzida pelo professor Cássio. A Direção e professores do EM também participaram. Os estudantes assistiram à palestra “Precisamos de imigrantes? ”, ministrada pelo Senhor Dr. Duval Fernandes, professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no Programa de Pós-Graduação em Geografia e no Departamento de Economia. O palestrante discutiu sobre a questão dos imigrantes em um contexto geral e a presença desses no nosso país.

Em entrevista, o professor disse que “A SINU é importante porque as pessoas precisam conhecer um pouco da realidade do nosso mundo. Muitas vezes nós ficamos presos à nossa realidade e às ideias pré-fabricadas, passadas pela imprensa e outros meios de comunicação. No momento em que você discute sobre os países, com a intenção de conhecer o outro, você começa a ver qual o seu real papel no mundo, não só como cidadão, mas como também brasileiro em relação ao externo. Esse projeto é importante ainda mais por ser feito no Ensino Médio, momento em que os alunos estão saindo para começar uma vida profissional”.

Foram apresentados também, como nas edições passadas, alguns ex-alunos da Escola, que retornam ao Colégio para participar do projeto. Eles têm como responsabilidade orientar os alunos sobre o funcionamento dos comitês, as regras, o papel de cada um.

Este ano os comitês são: “Organização dos Estados Americanos (OEA): EUA X México: Os desafios da Migração e suas implicações no âmbito internacional”, “Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU): Fundamentalismo e Terrorismo no Estado Islâmico”, “Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU): Refugiados” e “Parlamento Britânico: A saída do Reino Unido da União Europeia”

Os alunos participantes de cada comitê realizaram uma pesquisa com relação ao posicionamento oficial dos países representados, possibilitando-lhes escrever os princípios da política externa, que foram apresentados no início das atividades. Com isso, os estudantes puderam aprender sobre a política interna, forma de governo e especificidades culturais, criando, assim, um maior realismo na argumentação e nas justificativas do posicionamento das delegações.

download Confira aqui o jornal confeccionado pelos alunos

Confira as fotos!