A arte em ação: culinária e conhecimento.

IMG 0791

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Padre Eustáquio, finalizaram neste mês de Novembro  um projeto bem prazeroso e construtivo. A proposta era incluir a arte na contemporaneidade de forma gostosa e crítica, por meio da leitura e releitura de obras específicas, que lhes foram apresentadas na primeira etapa do trabalho, em uma visita a Inhotim, situado em Brumadinho,  aproximadamente 50 km de Belo Horizonte. O museu a céu aberto tem área aproximada de 96 hectares e abriga mais de 50 galerias de arte misturando estilos, formas e culturas.

Na oportunidade, nossos formandos puderam conhecer de perto a história de cada artista, o motivo pelo qual este optou por desenvolver aquele trabalho e também a importância da obra na construção do saber. Em seguida, desenvolveram um texto opinativo destacando pelo menos cinco obras ou espaços conforme o percurso feito pelo grupo mostrando aquilo que mais lhes chamou a atenção.

Terminada essa etapa, nossos estudantes colocaram a mão na massa e tiveram como propósito criar uma receita culinária que experimentasse uma vivência artística e gastronômica, remetendo a algo relevante enxergado na visita.  Uma banca examinadora foi criada por professores que deveriam dar notas às receitas. A principal regra é que todos os pratos deveriam conter elementos relacionados à obra de arte pré-determinada e, ao observar, os jurados deveriam fazer uma releitura prática da obra.

Além de criar os pratos, os rapazes e garotas também fizeram uma pré-apresentação de sua criação relevando os pontos importantes como ingredientes escolhidos, benefícios do prato, componentes e reações químicas, além da visão que tinham em relação à interpretação da obra e à ligação entre  sabor e  estética.

Confira a galeria completa