Alunos de Ciências da Natureza visitam a Serra do Rola-Moça

Serr 04Os alunos da Iniciação Científica em Ciências da Natureza tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Parque Estadual da Serra do Rola-Moça no dia 18 de junho. Acompanhados pela professora Raissa Araújo e pela educadora ambiental do parque, foi possível conhecer uma das mais importantes áreas verdes do estado de Minas Gerais.

Os 3.941,09 hectares do local são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.

O parque, situado numa zona de transição de cerrado para mata atlântica, é rico em campos ferruginosos e de altitude. A vegetação diversificada proporciona um colorido especial e um relevo peculiar, sendo encontradas espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do local.

Além disso, abriga seis importantes mananciais de água: Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina – declarados pelo governo estadual como ‘Áreas de Proteção Especial’. Os alunos da Iniciação Científica conheceram a última dessas fontes – o manancial Catarina. De água cristalina e ambiente bucólico, o local encantou todos os estudantes e proporcionou uma reflexão sobre a crise hídrica vivenciada hoje pelo país e a importância da conservação de tais berços naturais.

Assessoria de Comunicação (com informações da professora Raissa Araújo)

Serr_03.jpgSerr_04.jpgSerr_02.jpgSerr_01.jpgSerr_07.jpgSerr_06.jpgSerr_010.jpgSerr_09.jpgSerr_05.jpgSerr_08.jpg