Alunos da Iniciação Científica em Ciências da Natureza participam da Febrat

IMG 2606Os estudantes da Iniciação Científica em Ciências da Natureza do Colégio Padre Eustáquio participaram da 3ª edição da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat).

O evento, realizado no Centro Pedagógico da UFMG, reuniu 104 trabalhos de 11 estados do Brasil, relativos ao tema “Luz, Ciência e Vida”.

Matheus Henrique Miranda, aluno da 2ª série do Ensino Médio, participa de pesquisas no Colégio Padre Eustáquio há dois anos. Em 2014, ele escreveu o artigo “Estrelas: uma trajetória entre a aurora e o ocaso”. Graças a esse trabalho, o estudante foi selecionado para a edição deste ano do evento. “Este projeto é a extensão de outro já existente; entretanto, decidi convidar a minha amiga de turma, Sophia, com o objetivo de complementar as pesquisas para apresentação da Febrat. Foi uma oportunidade magnífica para trazer significado para o saber produzido, propagando-o”, ressalta.

Sophia Melo, também aluna da Iniciação Científica, foi a escolhida por Matheus. “Na hora em que recebi o convite, me deu um frio na barriga. Fiquei com receio, mas logo aceitei. Estou pesquisando sobre astronomia e a origem da vida. Eu me sinto feliz em ajudar o Matheus. É uma nova experiência”, comenta.

O estímulo à participação nesse tipo de evento veio da orientadora do projeto, Raissa Araújo. “Quando vi essa oportunidade, logo pensei em fazer essa proposta para eles, pois é algo que já vai dando uma noção de vida acadêmica”, conta a professora.

Os projetos estão concorrendo a prêmios, que serão divulgados ao final da Febrat. “Um deles é a indicação para participar de feiras internacionais, sem nenhum custo. Acredito que esse seja o mais cobiçado por eles. Tem bolsas de incentivo a pesquisas do CNPq, não só para os alunos, mas também para o professor/orientador, além de tablets e kits”, explica Iara Nucci, coordenadora do evento.

Confira as fotos!