Aula sobre quadrinhos no CPE

IMG 0060No dia 11 de abril, segunda-feira, os estudantes, do projeto de Iniciação à pesquisa em Ciências Humanas do Colégio Padre Eustáquio, acompanhados do Professor e orientador Luca Palmesi, receberam na Biblioteca da escola, a visita do quadrinista e historiador Luís Felipe Matsya de Aruanda Ramos Garrocho para uma conversa sobre Quadrinhos e Ciências Humanas.

Os estudantes do projeto puderam conhecer diversas possibilidades de estudo, utilizando os quadrinhos como fonte. Trabalhou-se o reconhecimento do quadrinho como produto cultural e sua relação com o tema da guerra no século XX; a polêmica entre arte maior e arte menor nas ciências humanas; a relação entre o universo da produção e o da recepção dos quadrinhos; sua relação com o cinema e as séries de televisão atuais, além de outros temas éticos e políticos que essas produções culturais têm despertado entre os jovens.

Curiosidades

O quadrinista que recebemos, conhecido como Liper ou Gomba no meio dos quadrinhos, é autor do livro de quadrinhos “Achados e Perdidos”, premiado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ABC) e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil (IMAG), além do site Quadrinhos Rasos, do livro quadrinhos Bidu -  Caminhos Panini Brasil – Mauricio de Sousa Editora) e das tirinhas de humor Bufas Danadasm, em site.