Palavra da Equipe Pedagógica

ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO PADRE EUSTÁQUIO

Ensinar e aprender no século XXI, no Brasil e no mundo, é um grande desafio, pois parece que não se tem mais o mesmo tempo e as mesmas condições de outrora. Mas, o fato é que vivemos em um contexto diferente, marcado pela rapidez das transformações que ocorrem em todos os campos do saber e pela disseminação e interligação do conhecimento, que se caracteriza por ser múltiplo, transitório, dinâmico e com fontes variadas.

É um cenário novo que exige da escola uma prática pedagógica que possibilite ao aluno adquirir determinadas informações, desenvolver habilidades para realizar certas tarefas e também o prepare para aprender a aprender e continuar aprendendo por toda a vida.

Atento a essa demanda, o Colégio Padre Eustáquio, com sua tradição de mais de cinquenta anos, apresenta uma proposta para um Ensino Médio consistente e atualizado que privilegie tanto o desenvolvimento intelectual quanto o conhecimento e a prática de valores humanos.

Nesse sentido, nossos alunos são preparados para saberem buscar, selecionar e discutir informações diversas, conhecerem conceitos dos vários campos do saber e aplicá-los em situações diferentes e lidar com as diferenças. Para isso, eles participam de atividades individuais e em equipe, disciplinares e interdisciplinares, acadêmicas e relacionais. Atividades essas que os preparam para serem bem sucedidos nos vestibulares e no ENEM e para a vida cidadã.

A realização dessa proposta exige uma organização diferenciada dos tempos e dos espaços escolares do Ensino Médio que, no caso do Colégio Padre Eustáquio se concretiza com:

Uma carga horária semanal mais robusta: 32 aulas para a 1ª série, 35 para a 2ª série e 40 para a 3ª série

Matriz curricular adequada e balizada pela matriz do ENEM

Sistema de avaliação com instrumentos diversificados (provas discursivas e objetivas, simulados por disciplina e por área, trabalhos em equipe, trabalhos de campo, propostas de intervenção, verificação de aspectos atitudinais)

Serviço de orientação de estudos e profissional

Serviço de pastoral e oportunidade para trabalho voluntário

Cursos de iniciação científica e à pesquisa em diversas áreas do conhecimento

Disponibilização de aplicativos e outros recursos digitais para a aprendizagem adaptativa

Participação em várias olimpíadas do conhecimento

Olimpíadas esportivas estudantis e participação em competições externas

Treinamento para formação de equipes de Futsal, Basquete e Handebol

Produção de texto quinzenal orientada, no modelo ENEM, pelo professor de Língua Portuguesa com apoio de uma equipe de correção