Atividade: flutua ou afunda?

file

Nossos pequenos alunos do 2º período da Educação Infantil realizaram durante a aula, um experimento com água e objetos de uso cotidiano, como chave, bloquinhos de madeira, lápis, isopor, algodão, tinta e até óleo.

O objetivo desta atividade era mostrar como esses materiais reagem quando colocados na água. Inicialmente, os alunos tiveram contato com os materiais para sentirem o peso e a textura de cada um deles.

A partir daí, muitas hipóteses começaram a surgir.
Alguns, tinham a certeza de que os objetos mais pesados iam afundar e, para comprovar essa possibilidade, foram entregues primeiro os objetos mais leves e nada melhor que o algodão para estrear a atividade.  Poucos segundos após ser colocado na água, ele afundou criando novas discussões acerca dos outros materiais

Terminada a experiência com o algodão, foram entregues os toquinhos de madeiras que, além de mais pesados, tem outra textura e forma. Seguindo a primeira hipótese estabelecida pelas crianças, eles teriam que afundar. Mas, quem apostou junto com os pequenos, também errou. O bloquinho flutuou.
Essa hipótese foi comprovada ao observar o lápis, que também é feito de madeira, quando colocado na água e como o bloquinho, também não afundou.

Depois, foi a vez de colocar o isopor na água. E ele também flutuou. Teve até quem dissesse que o “macarrão”, usado nas aulas de natação para não afundar, fosse feito de isopor por esse motivo. E esse aluno estava certíssimo. O isopor não afunda mesmo. A atividade ‘Flutua e Afunda’ possibilitou às crianças observar as propriedades dos objetos, criar e comprovar hipóteses, ampliar o vocabulário e conhecimentos a respeito do ambiente em que vivem.

Veja as fotos!

Assessoria de Comunicação.