Palestra Outubro Rosa

DSC 5821

Foi realizado no dia 30 de outubro a Palestra sobre o Câncer de Mama, no Colégio Padre Eustáquio. Pelo terceiro ano consecutivo, as Voluntárias do Instituto Mário Penna (Volmape) compartilharam suas experiências de vida. Esse ano teve a participação de uma médica mastologista que falou sobre a prevenção, tratamento e tirou dúvidas.

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador do Serviço de Pastoral, Fabiano Pandini e pelo vice-diretor, Gustavo Magalhães. Ambos deram as boas-vindas para as palestrantes e falaram sobre a importância em recebe-las em nosso Colégio.

Daniela Barakat, 49 anos que passou pelo tratamento de câncer, atualmente é vice-presidente da Volmape, sempre compartilha a sua história de vida. “Vou mostrar para vocês como foi durante meu tratamento. Tive câncer aos 37 anos, vivi várias fases, a primeira foi a de não acreditar no primeiro momento que estava com a doença, depois iniciei o tratamento, os cabelos caíram, fiz a cirurgia, radioterapia, quimioterapia e depois de cinco anos virei a página e voltei a viver tranquilamente. Passar por tudo isso não foi fácil, mas nunca podemos perder a força e a fé em Deus. ”

A mastologista Drª Leticia, explicou sobre a função da mama no corpo da mulher. A importância de as mulheres acima dos 40 anos realizarem o exame e a possibilidade de obter sucesso, quando a doença é descoberta no início. “A mamografia é um rastreamento que nos indica a evolução do câncer. Quanto mais a idade aumenta, maior se torna a possibilidade de ter a doença. Portanto, é necessário se atentar ao exame, aos sintomas e aos cuidados que ajudam na prevenção. ”

O Colégio recebeu aproximadamente 500 participantes, dentre eles alunos da Educação de Jovens e Adultos e do Curso Técnico em Eletrônica, pais e comunidade escolar.

Estamos entrando no mês de novembro e iniciaremos a campanha do Novembro Azul com uma palestra no dia 13 de novembro sobre o assunto.

Confira a galeria de fotos.

Assessoria de Comunicação.