YoutubeBloggerFlickrFacebookTwitterInstagramFeed

Padre Eustáquio

  • Imprimir

A HISTÓRIA DO MISSIONÁRIO DA SAÚDE E PAZ E PATRONO DO COLÉGIO

 

 


“Saúde para vossos corpos e paz para vossas almas”. Essas palavras, usadas por Padre Eustáquio em suas bênçãos, era conforto e esperança para seus fiéis, que chegavam de diversas partes do Brasil para encontrar o “Padre Santo”.  

 

A bênção deu origem ao conhecido lema “Saúde e Paz”.  

 

Humberto Van Lieshout, o admirado e venerado Padre Eustáquio, nasceu no dia 03 de novembro de 1890, em Aarle Rixtel, na Holanda. Em 1905, disposto a se dedicar ao próximo, ingressou no seminário menor da Congregação dos Sagrados Corações. Em 27 de janeiro de 1915, fez votos de pobreza, castidade e obediência.

 

 Padre Eustáquio chegou ao Brasil em 1925, assumindo suas funções de vigário paroquial, inicialmente, na cidade de Romaria, no Triângulo Mineiro. Antes de chegar a Belo Horizonte, em 1942, passou por cidades como Poá (SP), Araguari (MG), Rio de Janeiro (RJ), Rio Claro (SP), Patrocínio (MG) e Ibiá (MG). Em todas essas cidades, sempre reunia multidões, por seu carinho com os fiéis, especialmente os enfermos, pobres e excluídos, e por sua fama de “Padre Santo”. Em 30 de agosto de 1943, faleceu em Belo Horizonte.

 

 No dia 18 de dezembro de 2005, Sua Santidade, o Papa Bento XVI, durante audiência com o cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, autorizou promulgar o decreto em que a Igreja reconheceu como milagrosa a cura de Padre Gonçalo Belém Rocha, com a intercessão de Padre Eustáquio Van Lieshout. Essa decisão encerrou o processo de beatificação e assegurou sua proclamação como beato na celebração da cerimônia solene, que aconteceu em Belo Horizonte, no dia 15 de junho de 2006.

 

A celebração de beatificação de Padre Eustáquio foi assistida por quase 70 mil pessoas no estádio Magalhães Pinto “Mineirão”. O cardeal português José Saraiva Martins foi o enviado do Vaticano como representante do Papa Bento XVI.

 

Durante as comemorações, os alunos do Colégio Padre Eustáquio fizeram várias homenagens a seu Patrono.

 

Assessoria de Comunicação

 




Links relacionados

 


 

Rua Cesário Alvim, 810, Padre Eustáquio (31) 3469 - 7900

Copyright © 2013 Colégio Padre Eustáquio. Todos os direitos reservados.