Projeto EducAmar reinicia as atividades com o apoio de ex-alunos do Colégio Padre Eustáquio

Projeto EducAmarPara muitos estudantes, participar de um projeto relacionado ao bem-estar social é uma grande alegria e satisfação. Além de poder ajudar quem precisa de uma atenção especial, a troca de experiências é tão recíproca que contribui para o crescimento de ambas as partes.

Em 2014, o início das atividades do Projeto EducAmar ocorreu durante a primeira reunião com o Serviço de Pastoral do Colégio Padre Eustáquio (Servipas), realizada na última quinta-feira, dia 3. Os voluntários receberam informações sobre as ações que serão desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo. Na ocasião, os participantes do projeto ouviram depoimentos de ex-alunos que já se envolveram com as atividades.

Formado em 2013, Esaú Humberto ressaltou a importância do ato de compartilhar conhecimento. “Participar desse projeto foi tão bom que me ajudou a definir a minha profissão. Vou ser professor de Geografia. Adorei trabalhar ensinando os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Vejo que a ajuda não foi minha para eles, mas, sim, o contrário”, enfatiza.

No projeto EducAmar, os voluntários oferecem curso básico de informática ao alunos da EJA. Outra ação são as aulas de reforço a crianças carentes, que acontecem na Casa de Apoio, pertencente aos fráteres mantenedores do Colégio Padre Eustáquio. Ainda há encontros da “Troca de Saberes”, realizados no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI).

Segundo o coordenador do Servipas, Fabiano Pandini, cerca de 250 jovens se inscreveram para participar e ainda há fila de espera. “Cada projeto tem uma quantidade de pessoas para que tudo seja muito bem estruturado e organizado. Já estamos elaborando novas ações para atendermos a todos. Isso é muito bom, pois sabemos que o adolescente tem atitudes para com o próximo”.

No ano passado, apesar da rotina estressante da última série do Ensino Médio, a ex-aluna Luíza Gomes não deixou de contribuir com o projeto. “Em ritmo de vestibular, pensei se realmente daria conta, mas é tão satisfatório que deu tudo certo. Gostamos tanto que iniciamos um horário extra para aulas de reforço para os alunos da EJA”, conta Luíza.

Prestes a participar pela primeira vez, a aluna Larissa Miguel, do 9º ano, expressa a sua expectativa diante da oportunidade de se doar para o outro. “Desejo que o Educamar faça diferença na minha vida. Espero aprender a lidar com as pessoas e ajudar o próximo”, finaliza.

Confira as imagens da abertura do evento!