Missão de Solidariedade

gfdsdsaQQQRealizamos, nos dias 4, 5 e 6 de junho, a primeira missão de solidariedade, integrando os alunos do Colégio Padre Eustáquio e do Colégio São Francisco de Assis. Essa missão é parte do Programa de Educação Internacional Brasil/Canadá e aconteceu nas comunidades de Nova Floresta/Paca, Penha (Governador Valadares) e Coronel Fabriciano (Cidade dos Meninos, Dom Lara).

Estiveram presentes 40 jovens das duas escolas e 11 acompanhantes e, juntos, obtiveram experiências riquíssimas em que o ver, o comover, o mover e o promover evidenciaram-se.

Segundo Ari, diretor do Colégio São Francisco de Assis, “A missão é feita com os pés dos que partem, com os joelhos dos que rezam e com as mãos dos que ajudam. ” Dessa forma, cada missionário embarcou para a viagem, levando na bagagem um coração livre que foi recheado por pessoas e momentos extremamente significativos.

Desembarcamos no dia 4 de junho e fomos agraciados com as bênçãos das festividades de Pentecostes. Os jovens missionários envolveram-se e participaram do cortejo e da celebração que a comunidade preparou ao longo de todo o ano. Momento a ser recordado como uma chuva de graças, chuva de bênçãos! Portanto, quem mais se entregou, mais se molhou!

No dia seguinte, os grupos Arte e Cultura, Esporte, Acadêmico e Ciências foram divididos com propostas pensadas, planejadas e executadas com maestria por cada um de seus integrantes. Do despertar ao recolhimento, os jovens visitaram famílias das comunidades Paca e Penha; ministraram “aulões” para estudantes do Ensino Médio; vivenciaram oficinas de músicas, atividades laborais e práticas ecologicamente sustentáveis que culminaram em momentos de espiritualidade, únicos e tocantes, como a visita à Cidade dos Meninos Dom Lara, obra social administrada e cuidada pelos Fráteres da Congregação Nossa Senhora Mãe de Misericórdia.

Assim, retornamos aos nossos lares com um “até breve”, carregado de Saúde e Paz dito pela Diretora do Colégio Padre Eustáquio, Amália Kátia, ao cantar com o grupo o trecho da música: “Pescador de Ilusões”, "Se meus joelhos nao doessem mais, Diante de um bom motivo, Que me traga fé, que me traga fé... Valeu a pena! Eh, eh".

Como valeu à pena, pois a aprendizagem ultrapassou as barreiras do quadro, do pincel, dos limites humanos e atingiu o saber missionário de se esvaziar para vivenciar o outro e brindar com o cálice da misericórdia.